Foto: Defesa Civil Dona Francisca (divulgação)
Rio Jacuí alagou região do Parque Histórico Municipal em Dona Francisca
O grande acumulado de chuva nas regiões mais ao norte do Estado, preocupam moradores da região central do Rio Grande do Sul. Isso porque o Rio Jacuí, que banha cidades como Agudo e Dona Francisca, recebeu um grande volume de águas na região de sua nascente – região de Passo Fundo – o que nos próximos dias, pode afetar moradores destes dois municípios. O norte do estado registrou acumulados superiores a 120 milímetros, conforme a Defesa Civil Estadual.
Em Agudo, as autoridades monitoram o nível do rio que já está acima do nível normal com as chuvas que caíram sobre a região na metade do mês. De acordo com o prefeito, Luís Henrique Kittel, por enquanto o rio não apresenta preocupações maiores e que nenhuma família foi afetada.
Por lá, o nível na tarde deste domingo era de 5,80 metros acima do nível normal, ainda distante da cota de inundação que é de 7,50 metros, conforme a Defesa Civil local.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Em Dona Francisca, o risco de inundação emitido na sexta-feira (27), permanece, pelo menos até o meio da semana. Segundo, o Coordenador da Defesa Civil do Município, José Regis Bordin, o Rio Jacuí, está a seis metros acima do nível normal, mas ainda distante do perímetro urbano e, por isso, nenhuma família foi afetada. No entanto, o rio alagou grande parte do Parque Histórico Municipal, que foi danificado e encontra-se em estado comprometido. Bordin explica que, por estar localizado em uma das áreas mais baixas do município, o Parque é constantemente afetado por eventos como esse.